quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Expectativas: Manual de aceitação.


Faz tempo que eu venho pensando sobre isso e resolvi escrever. Aí vai a minha opinião sobre "criar expectativas". 
Primeiro vamos definir o que são expectativas: 

Significado de Expectativa

s.f. Condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa; perspectiva: expectativa de tempestade.
Estado de quem espera algum acontecimento, baseando-se em probabilidades ou na possível efetivação do mesmo.
P.ext. Desejo intenso por algo próspero: expectativa de um bom trabalho. 
(Etm. do francês: expectative)
"Estado de quem espera algum acontecimento, baseando-se em probabilidades..."  Essa parte da definição me pegou pelo pé, já que eu vou muito pela parte lógica da coisa e cá entre nós, gente, se eu me baseio em probabilidades, então quer dizer que existem possibilidades reais de que o que eu espero ou anseio, eventualmente se concretize. Aí me vem um daqueles super resolvidos emocionalmente (só que não) e me falam: "Você não deve criar expectativas pra evitar se decepcionar, o segredo da vida é não esperar nada de ninguém...". Cara! Na boa mesmo, sendo o mais realista possível, isso é utopia, no mínimo! A não ser que você tenha algum distúrbio psiquiátrico que te aliene de qualquer sentimento, se você for um ser humano razoavelmente normal, VOCÊ VAI CRIAR ALGUM TIPO DE EXPECTATIVA SEMPRE. Agora me expliquem por quê é tão "feio" admitir que se criaram as tais infames? Por quê é tão desonrado assumir publicamente que quando você pegou aquela menina que você queria pegar a muito tempo e sabia, lá no fundo da mente, que ela é apaixonada por outro e provavelmente estava ficando com você por carência ou porque não tinha o que fazer, lá no fundo do seu coração você não quis que ela, enquanto vocês ficavam, tivesse um "inprinting" com você???? É tão feio assim admitir? Olha, ninguém, por mais forte, resolvido, feliz, desapegado ou seja lá o termo que se use, tendo coração, sendo um ser humano psiquiatricamente e psicologicamente um tanto quanto "normal", deixa de criar expectativas. O que acontece é que tem gente que tem coragem de assumir e tem gente que prefere botar uma máscara de "sou foda" e sair arrotando frases feitas pra depois chorar escondido debaixo do chuveiro.
Agora se você discorda de mim e acha que existe a possibilidade de viver nesse mundo, passar por várias fases da vida, fazer vestibular, ter o primeiro namorado, o primeiro emprego, abrir o primeiro negócio, o segundo, o terceiro, ter filhos, carro, cachorro, periquito e nunca, jamais criar nenhum tipo de expectativa e sofrer quando inevitavelmente algumas delas forem frustradas, por favor, me passe o número do seu psiquiatra?
 #ProntoFalei

Nenhum comentário:

Postar um comentário